noticias535 CONFIRA - IOF: governo trabalha com duas possibilidades após derrota no Congresso

Banner Anuncie Aqui!  - 1000 x 300  - Personalizado
Brasil

CONFIRA - IOF: governo trabalha com duas possibilidades após derrota no Congresso

Publicada em 28/06/2025 às 02:04h - 689 visualizações -


CONFIRA  -  IOF: governo trabalha com duas possibilidades após derrota no Congresso
Foto Reprodução - Montagem Portal Paraíba de Notícias  (Foto: )



O governo federal trabalha com duas possibilidades após o Congresso derrubar o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

As duas votações, na Câmara e no Senado, representam uma derrota política para o governo, que agora precisará definir outras formas de arrecadar ou economizar R$ 20,5 bilhões para cumprir a meta fiscal do orçamento de 2025.

A Band apurou que a primeira possibilidade estudada pelo governo é ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) e contestar a constitucionalidade da medida, já que afirmam que o presidente tem autonomia para um decreto como este.

A outra possibilidade seria cortar gastos de algumas pastas. Essa é a provável porque líderes avaliam, neste momento, que entrar em mais um embate, comprar mais briga ao levar o assunto à Suprema Corte, seria pior para a relação do Executivo e Legislativo.

Procurada pela Band, parlamentares da oposição disseram que vão reagir em caso da pauta ser levada ao STF e que vão continuar lutando contra qualquer aumento de impostos.

A avaliação de interlocutores da Câmara é de que uma judicialização a essa altura seria péssima e mais um elemento da crise institucional entre os Poderes, piorando a relação entre Executivo e Legislativo.

Interlocutores esperam que ministros não abracem esse desgaste, que prejudicaria a população brasileira com mais impostos. O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL) afirma que se isso acontecer, irão reagir com “toda intensidade”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Paraíba de Notícias Nosso Whatsapp (83) 9 8655-6526
Visitas: 1323517 Usuários Online: 20
Copyright (c) 2025 - Paraíba de Notícias